Arte de qualidade

Na última sexta-feira, estava ouvindo uma entrevista com o diretor Eduardo Tolentino (do maravilhoso grupo Tapa). Ele falava sobre o teatro brasileiro, a queda no público e na qualidade das peças. Fiquei pensando bastante sobre isso e, assim como ele, acho que ainda temos coisas muito bacanas sendo produzidas, porém, elas são poucas se compararmos com décadas passadas, da chamada era do teatro brasileiro.

Acho que o principal problema da classe artística nacional é que eles produzem peças, músicas, espetáculos de dança, quadros, livros e outros para si mesmo e não para o público. Isso resulta numa arte hermética, que você não consegue digerir facilmente, nem com paciência e mente aberta.

E o pior é que, muitas vezes, esses artistas são os primeiros a levantar a bandeira de que o brasileiro não gosta de cultura. Mentira. Brasileiro gosta de cultura! Eu adoro falar sobre Os Fofos Encenam. Eles são a melhor prova de que cultura, quando é bem executada e tem como foco principal o público, dá certo. As peças deles sempre ficam cheias e fazem sucesso. Isso porque eles se preocupam com os detalhes, gostam de receber bem no seu espaço, fazem espetáculos que agradam aos olhos, aos ouvidos e ao coração.

Para que a arte brasileira comece a fazer sucesso, primeiro é necessário que os artistas parem de olhar para o seu próprio umbigo, façam um curso de marketing para entender como atingir seu público. Do contrário, serão para sempre um bando de Tom Zé ressentidos, que acham que o público não sabe lhe dar o devido valor.

Anúncios

Um comentário sobre “Arte de qualidade

  1. oi Vanessa, muito bem observado, mas acho que hj em dia se produz muita coisa boa. Muito mesmo. Mas as pessoas ainda se acomodam em procurar as peças indicadas pela Veja, ver espetáculos com Globais ou frequentar os mesmos manjados teatros. Muitas opções de cultura estão espalhadas pela cidade é só ter um pouco de mente aberta e procurar. Sem falar que você encontra muitas alternativas de diversão boa e barata.

    beijo!
    Adriana Balsanelli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s