Metida a Economista

Economia não é meu forte. Me esforço constantemente para tentar compreender alguns movimentos no cenário econômico, tento ler sobre algumas coisas, mas vamos combinar, está longe de ser meu assunto predileto ou meu tema de domínio.

Porém, adoro a questão de gestão e queria aprender mais sobre o mundo das empresas com capital aberto, além de adorar ler sobre fusões. Isso é sério, não estou sendo irônica.

É lógico que ando lendo sobre a Brasil Foods, que foi criada com a fusão da Sadia e Perdigão. Um fato curioso é que a empresa já nasce com uma dívida líquida de 10,4 bilhões de reais. Para mim, isso já é um belo sinal de que a coisa não pode dar certo. Como alguém consegue ficar devendo tanto? Não há salsicha e presunto que pague!

Mas, mesmo assim, a assessoria de imprensa dos caras faz um tremendo alarde, dizendo que a empresa será a 3ª maior exportadora do País. Para mim, sinceramente, isso pouco importa. Porque ela exportar mais ou menos não altera em nada a minha vida.

O que me importa saber é como vai ficar o preço dos produtos que a Sadia e a Perdigão têm em comum. Sim, porque eu me esforço para lembrar outra empresa concorrente das duas. Que se dane que o Brasil vai ter uma empresa com força para exportação! Eu quero saber como vai ficar a conta do meu mercado.

Deixe um comentário

