Trilogia Suja de Havana

Há muito tempo escuto falar do autor cubano Pedro Juan Gutíerrez e sua literatura bruta. Fiquei enrolando para ler porque tinha alguns autores e títulos na frente.

Enfim, esse ano, me rendi e escolhi Trilogia Suja de Havana para iniciar a aventura. Bom, como o nome do livro já diz, ele mostra uma Havana suja, entregue à miséria, fome e desespero.

São pequenos contos que, além dos temas acima, abordam sexo. Muito sexo e daquele estilo selvagem, sem vergonha e sem escrúpulos.

Na definição do autor, “sexo não é para gente escrupulosa. Sexo é um intercâmbio de líquidos, de fluidos, de saliva, hálito e cheiros fortes, urina, sêmen, merda, suor, micróbios, bactérias. Ou não é. Se é só ternura e espiritualidade etérea, reduz-se a uma paródia estéril do que poderia ser. Nada”.

Ele é bem 8 ou 80, além de ser uma repetição a cada conto. Gosto dos relatos crus dele, mais ainda não me empolguei e estou na metade do livro. Odeio ler com a sensação de que não terá fim, mas insisto porque sou teimosa, ainda mais quando o assunto é literatura. Além do que, sou da turma do conheça antes de falar.

Até acho curioso a maneira como ele vê a vida, acho bacana mostrar ao mundo a falência do regime ditador cubano (quem sabe assim alguém faz alguma coisa?!), porém acho que a visão dele de sexo é distante das minhas experiências.

Sexo tem um pouco de sujeira, mas não pode ser só isso. Vivo de amor, de beleza e acho que essa teoria de Pedro Juan me choca um pouco.

Além disso, estou comprovando também que quando estamos de cara com a miséria, ficamos incomodados. E o livro dele faz isso: nos coloca de frente com a miséria cubana e de seu povo, que vive em condições de higiene, saúde, moradia e alimentação precárias.

Fica o convite para quem tiver curiosidade em conhecê-lo.

3 comentários sobre “Trilogia Suja de Havana

Deixe um comentário

