Dona Elvira

Uma das melhores coisas de viagens e conhecer tipos novos, pessoas únicas. Apesar do susto no Chile, podemos nos dedicar a isso. Conhecemos tipos simpáticos em Santiago, Valparaíso, mas Púcon foi a campeã nesse quesito.

Uma dessas pessoas merece destaque especial nessas férias: Dona Elvira. Os chilenos são educados, porém, se comparados com à minha experiência com os argentinos, eles são um pouco frios e distantes. Dona Elvira não é assim.

Dona do Hotel Los Maitenes, ela é uma senhora na casa dos 60 anos, cheia de misticismo e simpatia. No dia em que chegamos ao seu hotel, depois de sermos recebidos por suas funcionárias e tomar café, ela chegou na recepção ainda de camisola. Não é à toa que me sentia em casa naquele lugar.

Tive conversas bem curiosas com ela. Aprendi um pouco mais sobre a história do Chile; “descobri” que o terremoto aconteceu por culpa dos americanos (os russos que contaram, segundo ela mesma); me toquei que algumas flautas espalhadas pela casa podem neutralizar as más energias da madeira; me revoltei com as construtoras sem escrúpulos que roubaram os chilenos ao construir prédios extremamente despreparados para terremotos; entre outros tantos ensinamentos.

O café-da-manhã do seu hotel era tão receptivo como ela. E quando falo que me sentia em casa, não é exagero. Até a geladeira eu abri, servindo minha própria refeição num dia que precisamos acordar mais cedo. Tirando o fato que ela sentiu-se mal com o fato de termos passado pelo terremoto durante nossas férias. Primeiro, não queria nos deixar pagar, depois, cobrou duas noites, quando deveríamos pagar por três.

Isso sem contar suas crenças: respirei o ar da noite e agradeci as estrelas e a lua durante uns bons dias. Além do que, enquanto estava preocupada com ela se esquentar com roupas na madrugada do terremoto, ela queria esfregar ervas no meu rosto para me dar proteção.

Se passar por Púcon, ao sul do Chile, não deixe de conhecer Los Maitenes e se divertir com Dona Elvira.

Um comentário sobre “Dona Elvira

Deixe um comentário

