BH como os mineiros

Uma das coisas mais bacanas quando se viaja é tentar viver um pouco da rotina das cidades como seus habitantes. É lógico que é preciso ter o momento turista, ainda mais quando é a primeira vez, mas é preciso tentar vivenciar um pouco a vida de seus moradores para experimentar o lugar de verdade.

Já estive em BH antes, mas muito mais como turista. No último final de semana, fui repetir a cidade e rever amigos. Tive o meu momento turista quando fui visitar o museu do artista Inimá de Paula, um pintor mineiro de cores intensas e pinceladas vigorosas.

Fiquei fascinada com os seus quadros. Fica claro que ele pegou a influência de gente como Van Gogh, Volpi, Picasso, Portinari e outros grandes, junto tudo na batedeira e criou um estilo único e muito bacana. Me senti até envergonhada em não ter prestado atenção nesse nome tão bacana.

Além da arte, me dediquei à comida. Me esbaldei nos queijos e nos sabores do mercado municipal de BH. Além de todo aquele clima que os mercadões tem, esse possui o melhor pão de queijo que eu já experimentei em toda minha vida, na lanchonete da Dona Diva.

Se um dia estiver em BH, não deixe de gastar uns minutinhos de prosa com uma das cinco filhas de Dona Diva e prove aquele pequeno pedacinho do paraíso que é o pão de queijo deles. Garanto que você passará a odiar qualquer outro.

Porém, um dos pontos altos foram os botecos. No final de semana passado, aconteceu o fechamento do festival Comida di Buteco, que acontece todo ano e movimenta BH.

Cada ano um tema para o festival que mostra a tradição mineira de botecar. Provei alguns dos pratos e descobri que como jiló, que era o ingrediente básico dos pratos desse ano. O mais legal foi conhecer o torresmo de barriga. Um pedacinho de colesterol que chega a ser pecado de tão gostoso.

Me senti quase uma mineira enquanto botecava, bebiracava uma cerveja, jogava conversa fora e curtia os bares de Minas.

Pena que as segundas teimam em chegar e acabar com a nossa alegria.

Anúncios

Um comentário sobre “BH como os mineiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s