Ainda sobre o Chile

Minhas férias sempre rendem assunto para um ano. Até a próxima viagem, relembro os lugares que visitei, as histórias engraçadas e curiosas… Isso sem contar as fotos. Essas últimas férias foram memoráveis ainda mais. Afinal, não é todo dia que você vivencia um dos maiores terremotos da história.

Esses dias, fiquei me lembrando de um dia especial: quando conheci a casa de Pablo Neruda em Santiago. Nunca fui uma pessoa fanática por poesia. Sou uma amante de literatura, mas rimas não me interessam tanto, confesso. Porém, gosto de histórias e biografias interessantes. A do Pablo Neruda sempre me chamou muito a atenção. Estando no Chile, impossível não tomar contato com um dos maiores ídolos daquele País.

Estive em duas das casas de Neruda que foram conservadas e abertas para Visitação: a de Santiago e a de Valparaíso. Os lugares são a cara do estilo do poeta Prêmio Nobel. Coisista, como ele se denominava, os espaços das casas são abarrotados de coisas que ele coletou ao longo da vida, assim como presentes bem interessantes que ele ganhou.

Coisas que vão de um par de sapatos gigante a um quadro de algum pintor famoso. Isso sem contar às lembranças do mar. Apaixonado pelo mar, Neruda levou o fanatismo para suas casas, que em algumas partes, lembram parte de embarcações. Isso sem contar as passagens secretas, que possibilitavam entradas surpresas e estratégicas em suas famosas noitadas, além de facilitar um pouco sua vida na época da Ditadura.

Fiquei lembrando dele esses dias e me deu até vontade de ler seus livros e tomar mais contato com os seus poemas. Mais do que isso, fiquei me imaginando numa de suas festas, ouvindo suas histórias interessantes de vida… uma pena que os bons vão embora, não é?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s