Onde vamos parar?

Desde que eu entrei na faculdade, escuto falar que os jornais impressos irão sumir e que a internet irá engolir todos os meios de comunicação.

Eu sinceramente, concordo em partes com essa filosofia. Cada vez mais, acredito numa frase que ouvi em algum lugar uma vez: cada idoso que morre, é uma assinatura a menos de jornal. Se as redações continuarem seguindo o mesmo modelo antiquado, isso irá mais intenso a cada a ano.

Mais do que migrar todo o seu conteúdo para internet, como fez recentemente o Jornal do Brasil, acredito que é necessário acontecer uma transformação na maneira de se informar dos jornais diários. Simples relatos das notícias do dia anterior não funcionam.

Eu, mesmo sendo jornalista, prefiro muito mais recorrer à internet para me informar. Quando quero algo mais denso, busco algumas revistas específicas.

Os impressos precisam encontrar um meio termo entre os dois tipos de informação para que consiga sobreviver aos próximos anos. Fora que mudar o formato também ajuda. Vamos combinar que folhear um jornal não é a coisa mais prática do mundo.

Vi uma entrevista de Henry Jenkins, um estudioso da transmídia, que fala que todos os meios de comunicação podem continuar coexistindo e que, o futuro da comunicação é encontrar um meio onde todos esses formatos possam convergir.

Os celulares são uma possível base para isso. Desde que comprei um Iphone, venho usando cada vez menos o computador. Fora que, você se sente mais dentro da notícia e consegue interferir um pouco mais nas pautas.

Não acho que a internet ou essa possível nova plataforma irá excluir antigos meios de comunicação. Só acho que eles precisam se modernizar para não perder leitores, ouvintes e/ou telespectadores.

Queria ter mais tempo para estudar isso…

Anúncios

3 comentários sobre “Onde vamos parar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s