Caldinho de camarão

Nos últimos tempos, tenho testado com maior frequência a minha habilidade com as panelas. E estou curtindo bastante a experiência. É tanto que estou curtindo que resolvi dar um direcionamento para o meu blog e escrever mais sobre o assunto por aqui.

Vou começar comentando uma receita que fiz há duas semanas. Sei que o inverno deu um tempo, mas fiz um caldo de camarão outro dia que é uma boa pedida para aquecer a noite de uma maneira saborosa. Porém, só o faça se você estiver com tempo porque demora um pouco.

Ingredientes

300g de mandioca (para mim, o nome é aipin, mas tudo bem)
500g de camarão cinza com casca e rabo
2 tomates médios picados em cubinho
1 vidro de leite de coco
3 colheres de azeite
1/2 cebola picada
Sal e pimenta do reino
Coentro para decorar
1,5 litro de água

Modo de fazer

O começo da receita é o mais chato. Limpe o camarão, reservando a casca e o rabo.
Frite a cebola no azeite e, quando ela começar a ficar transparente, junto o tomate. Quando ele estiver soltando bastante água, junto as cascas e rabos do camarão. Refogue um pouco, junte a mandioca e coloque a água. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto

Quando a mandioca estiver bem mole (mais ou menos uma hora e meia depois), chegou a parte mais chata. Você vai coar o caldo e tirar os rabos e cascas. Junte o caldo com a mandioca bem amassada, o que não era rabo e casca na peneira. Volte tudo para o fogo, misturando tudo com o leite de coco.

Somente quando isso tudo começar a ferver é que você vai adicionar o camarão. Cozinhe, ainda em fogo baixo, até ele fica branco.

Olha, dá um trabalho danado, mas o resultado compensa. É uma ótima opção de entrada, mas, se você estiver com preguiça pode ser toda a refeição numa boa.

Uma dica é colocar uma folha de louro para cortar um pouco a acidez e aquela asia de pratos muito fortes.
Para acompanhar, sugiro uma cerveja. Já que é para ficar suada, que seja com estilo. hehehe

Outra dica: na receita original, a indicação era de colocar o coentro na hora de servir, para decorar. Porém, eu adoro o sabor que ele dá na comida. Por isso, coloquei junto com o camarão inteiro.

Não tirei nenhuma foto dessa prato, mas vou tentar ser mais atenta das próximas vezes.

Sobre o número de pessoas que o prato serve, aqui em casa, somos em dois. Além de nos alimentarmos muito bem no dia que fiz o caldo, repetimos o cardápio em umas três noites seguidas. Portanto, se você estiver em 4 pessoas e for servir só isso, vá sem medo!

Anúncios

2 comentários sobre “Caldinho de camarão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s