Polenta com gorgonzola e shimeji

Lá venho eu com o shimeji de novo. O que posso fazer se não resisto a ele e compro toda semana? Mas deve ser uma fase que logo eu supero, gente.

Mas essa receita merece ser dividida. Eu encontrei a original no blog Batuque na Cozinha. Só que, quando estava cozinhando, resolvi acrescentar um quadrado de gorgonzola que estava dando sopa na geladeira.

Anote aí:

Ingredientes da polenta:
1 litro de água (se quiser, pode usar caldo de legumes)
200g de farinha de milho média (ela é mais granuladinha)
sal a gosto
+ ou – 100g de gorgonzola picado

Ingredientes para o molho:
1 colher de sopa de azeite (eu troquei por manteiga)
2 xícaras de cogumelo shimeji
4 colheres de sopa de shoyu
4 colheres de sopa de saquê

2 colheres de sopa de cebolinha verde cortada para colocar no prato e decorar.

Antes de fazer a polenta, faça o shimeji. Lave-o e leve ao fogo com a manteiga ou azeite. Quando ele começar a soltar água, acrescente o shoyu e o saquê. Reserve.

Para fazer a polenta, dissolva a farinha de milho na água e leve ao fogo. Tempere ao seu gosto. Quando estiver quase pronto, acrescente o gorgonzola e misture bem.

Pegue um prato fundo, coloque a polenta, o shimeji, decore com a cebolinha e sirva com queijo ralado em cima.

Salivei só de escrever!
A receita serve bem umas três pessoas com apetite de gente fina. Aqui em casa deu para dois e olhe lá!

2 comentários sobre “Polenta com gorgonzola e shimeji

  1. Qualquer coisa que tenha gorgonzola e cogumelo fica boa! Eu também tenho fases, mas a de cogumelos nunca passa aqui em casa, rsrsrs. Amo todos os tipos, mas confesso que tenho uma paixão incontrolável pelo shitake. Beijos, Ju

Deixe um comentário

