Meu primeiro feijão

Como boa carioca que sou, tenho verdadeira paixão por feijão preto. Se eu pudesse, comeria todos os dias. Mas tem que ser preto. Não me venha com outra espécie de feijão que não vai rolar.

Desde que sai da casa dos meus pais, só como feijão preto às quartas ou quando visito minha mãe e ela faz. Como em casa sempre faço uns pratos mais diferentes, nunca tinha cozinhado feijão.

Estimulada pelo posta da Juliana, do Sem Pressa e pela vontade incontrolável de bater um prato de pedreiro com arroz e feijão, dei às caras e me arrisquei no último feriado.

Posso dizer que ficou bem gostoso e bem próximo do que comia em casa, mesmo com a mama gorando que não daria certo porque não deixei a carne de molho um dia antes.

O que eu usei:

– Cerca de 1/2 kg de feijão,
– 1 e 1/2 paio
– Uns 300 g de carne seca

Para fazer, coloquei a carne e o paio na água e deixei ferver. Joguei a água fora e repeti o processo. Aí, joguei a água fora de novo e peguei os grãos de feijão (que estavam de molho), juntei com as carnes na panela de pressão e cobri de água até uns 3 dedos acima de onde estavam os grãos e a carne. Temperei com cebola em flocos e pimenta-do-reino (não usei sal por conta da carne ser salgada o suficiente), além de colocar um pouco de ajinomoto e duas folhas de louro.

Deixei cozinhar por cerca de uma hora, abrindo a cada 20 minutinhos. Quando ele estava quase pronto, fritei bacon em tirinhas bem pequeninas, alho e joguei dentro da panela.

Servi com couve manteiga refogada, arroz e farofa (pronta mesmo). O Fernando ainda acrescentou umas pimentas biquinho para dar uma graça no prato dele.

Comi que nem menino! No dia seguinte repeti e estou pensando em fazer um caldinho (tipo os de boteco) com o restante que está congelado.

Um comentário sobre “Meu primeiro feijão

Deixe um comentário

