Minha panela de ferro

Bom, desde que comecei a cozinhar com mais frequência, tenho comprado alguns brinquedinhos para me ajudar na tarefa. Tenho um sonho de consumo que, como diz o Fernando, vai ser difícil acordar e encarar a realidade: uma caçarola Le Creuset, a grife da cozinha! Segundo ele, a panela é tão cara que, se eu comprar, ele não lava mais a louça com medo de colocar a vida em risco. hehehehe

Por enquanto, vou com as minhas Panex mesmo. Mas, outro dia, tinha uma promoção no Privalia (um desses clubes de compras da internet) de uma marca chamada Casa Moda. E eles tinha uma panela de ferro por 1/8 do preço da Le Creuset. Bom, não tem tu, vai tu mesmo, certo?

A danada da panela chegou é bem da bonitona até. Vermelha, esmalte com algumas imperfeições, mas ok. E, para estréia dela no meu fogão, resolvi fazer o meu prato predileto: risoto. Inventei uma receita eu mesma e mandei ver.

Anote os ingredientes:

– 1/4 de cebola bem picada
– 2 xícaras de arroz arbório
– Uma colher bem cheia de manteiga
– 1 litro de água fervendo para dissolver um tablete de caldo de legumes
– 200g de brie
– 2 colheres bem cheias de mel
– alecrim

Para fazer é bem simples: refoque a cebola na manteiga (pode acrescentar um fio generoso de azeite para dar um aroma mais gostoso e não queimar a manteiga). Quando a cebola estiver transparente, acrescente o arroz (ah, aprendi que não deve lavar arroz para risoto, viu?!) e refogue mais um pouco. Depois, vá acrescentando bem devagar o caldo de legumes. Sempre que a água estiver secando, coloque mais uma concha. Faço assim até ir formando uma espécie de um creme (nunca sobra caldo de legumes comigo). Teste o ponto do arroz: ele não pode ficar muito duro, nem muito mole. Aí, misture o brie cortado em cubinhos, o alecrim e o mel. Deixe o queijo derreter e voilà, está pronto!

Modéstia completamente esquecida, ficou algo divino e a panela foi aprovada em seu primeiro teste!!! Queria ter colocado um pouco de vinho branco, mas estava sem em casa. Porém, ele não fez falta.

3 comentários sobre “Minha panela de ferro

  1. Linda a panela Vanessa! Acho que no dia que eu botar um Le Creuset pra dentro, o marido também não vai querer chegar perto da pia, rsrsrs… Coincidência, também fiz risoto este findi, estava com a geladeira desfalcada e fiz uma receitinha básica – fiquei sonhando com um brie pra finalizar. Gostei do teu toque de mel, combinava também com um gorgonzola, não acha?! beijos, Ju

  2. Pingback: Risoto de espinafre e queijo de cabra | Uma pitada em quase tudo

Deixe um comentário

