Galette de Morango

Todo mundo tem alguns desejos pessoais. Um dos meus desejos era um dia fazer uma galette. Via as fotos desse doce e achava tão bonita aquela aparência rústica. Porém, sempre batia a preguiça ou a falta de um dos ingredientes para fazer uma galette.

Eis que, um belo dia, não é que eu tinha tudo em casa? Consultei meu livros de receitas e lá fui eu. Esse é um dos doces mais fáceis que já fiz na vida!

Para a massa:
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de polenta
1 colher de sopa de açúcar cristal
100g de manteiga
1 pitada de sal
1/4 de xícara de água gelada

Misture todos esses ingredientes numa tigela (menos a água). Quando você formar uma espécie de uma farofa, vá colocando a água aos poucos. Assim, você forma uma bolota. Envolva essa massa no papel filme e leve para a geladeira por cerca de 1 hora.

Enquanto isso, lave uma caixinha de morangos, corte em pedacinhos e reserve. Assim que abrir a massa em um círculo, coloque 1 quadradinho de manteiga sem sal, espalhe os morangos no meio, deixando uns três dedos de massa para que você possa dobrar para cima. Espalhe umas 3 colheres de açúcar cristal e, caso goste, algumas macadâmias picadas. Cubra uma forma com papel manteiga e leve ao forno até que a massa fique dourada (cerca de 1 hora).

Foi um dos pratos que fiz que me deixou mais orgulhosa!

Rendeu somente 4 pedaços bem generosos.

4 comentários sobre “Galette de Morango

  1. Parece ótimo. Bateu até saudade da França, saudade dos galettes bretonnes, que são os biscoitos doces bem amanteigados. Era uma perdição, bastava eu passar em frente a uma bounlangerie que eu simplesmente não resistia. Muito bom seu blog Vanessa. Parabéns!!! Ale.

Deixe um comentário

