Cupcake

Se tem uma coisa difícil é achar um livro de cupcakes que tenha receitas diferentes e não somente dicas de como enfeitar seus bolinhos. Até que achei um título brasileiro que é sensacional de bacana e tem várias opções de massas para essas coisas mais fofas do mundo. Teve um em especial que fez as minhas lombrigas darem voltas na barriga desde a primeira lida: Cupcake de Goiabada com Canela.

A foto do livro era uma obra de arte e atingia bem o objetivo de me fazer babar. Um belo dia, para tentar me animar, fui pra cozinha, peguei o livro e fiz o bicho. A massa dele não tem muito segredo:

2 ovos
3/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo de milho
1/2 xícara de leite
1 e 2/3 de xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de fermento químico
2/3 de xícara de castanha triturada
200g de goiabada cascão em cubos

Numa tigela, bata com a batedeira os ovos e o açúcar até obter uma mistura clara e aerada. Numa tigela, misture a farinha, a canela e o fermento e, em outra, o leite e o óleo. Aos poucos, coloque as misturas em pó e as líquidas na batedeira (ligada, ok?). No final, adicione a castanha. Distribua nas forminhas e coloque uns 3 cubinhos de goiabada em cada uma delas. Asse em forno médio.

Até aí, ok. O meu problema (sempre tenho um problema com doces) foi na cobertura. Ela leva:
1 1/3 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
8 claras

Eu só fiz metade da cobertura e dividi toda essa quantidade acima. Junte a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo. Deixe ferver até o ponto de fio fino que, segundo o livro, é quando você pega um pouco de calda na colher e, ao derramar, a calda cai em forma de fio. Em paralelo, coloque as claras em neve para bater. Junte a mistura nas claras em neve até que fique frio.

Aí, pegue 50g de goiabada e derreta 30ml de água. Essa mistura você usa para sujar o saco de confeitar. Aí, coloque a mistura que estava na batedeira dentro do saco também e, pronto. Só que, eu acho que estava mega quente no dia e o negócio desandou. Mas o meu monstrengo ficou fofo. Vocês não acham?

2 comentários sobre “Cupcake

Deixe um comentário

