Salmão e carinho

Acho que eu já disse isso aqui uma vez mas, para reforçar, cozinhar é um ato de amor. Você vai para a cozinha sempre pensando nas pessoas que vão comer aquela refeição, o que elas gostam de comer e como elas gostam de comer. Parece propaganda da Sazon, mas é a mais pura verdade.

Há alguns dias, eu tive isso bem claro. Perdi minha avó materna há cerca de duas semanas. Antes de falecer, ela foi morar com a minha mãe. Por meses, minha mãe teve um período difícil cuidando da vó: não saia de casa e perdeu muito o gosto de cozinhar. Porém, ela não perdeu o prazer de comer, ainda bem.

Para tentar animá-la, no final de semana seguinte ao falecimento da minha avó, convidei para um almoço de domingo. No cardápio, salmão, cuscuz marroquino e arroz branco (ela não come sem arroz branco).

Achei uma receita de Salmão no Cooking que parecia ser deliciosa e ainda tinha limão siciliano, algo que minha mãe adora também.

Usei meia peça de salmão (um pouco mais de 1kg ou o equivalente a 10 filés), que temperei com aquela misturinha mágica que comentei aqui. Forrei uma assadeira grande com papel manteiga, pincelei com azeite. Em cima do papel, fiz uma caminha de fatias de tomates.

Arrumei os filés em cima dos tomates e cobri com dois limões sicilianos cortados em fatias finas. Aí, coloquei outra parte de papel manteiga sobre o conteúdo e fechei, fazendo um pacotinho. Deixei assar por cerca de 40 minutos em fogo médio.

O prato tem um visual bem bacana. O limão siciliano (adoro esse carinha) dá uma suavizada no sabor forte do salmão.

Para o cuscuz, não fiz nada demais. Preparei o moço e acrescentei cubinhos de tomates, salsinha, passas, castanha e uns pepinininhos em conserva.

E, mais do que o sucesso do prato, fiquei feliz por fazer minha mãe sorrir e deixar a dor um pouco de lado.

Anúncios

2 comentários sobre “Salmão e carinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s