Entendendo a sua cozinha

De vez em quando, me pego pensando: acho que a minha fase do por quê nunca passou. Ela começou na minha infância e perdura até hoje. Posso até não perguntar sempre em voz alta, mas, pelo menos na minha cabeça, a questão sempre está lá: por quê?

Desde que comecei a conversar com a minha mãe sobre comida ou observar a maneira como ela lidava com as coisas na cozinha, sempre fiquei tentando entender o motivo de algumas ações: para que esquentar o forno antes? Por que tenho que salgar a água que vou cozinhar o macarrão? Qual a diferença entre um sal e outro?

Todas essas perguntas acabam rondando sua cabeça uma hora ou outra quando se gosta de cozinhar. É claro que hoje em dia, ao contrário das nossas mães, contamos com a maravilhosa ajuda e colaboração do Google. Mas imagine só ter algumas de suas respostas reunidas num só lugar?!

É isso que o livro O que Einstein Disse ao Seu Cozinheiro faz. Escrito pelo químico Robert Wolke, o livro conta com dois volumes que nos fazem compreender bastante o porquê de determinadas coisas, com explicações científicas. Ele me foi indicado por um simpático casal, formado por um físico e uma química.

Só li o primeiro até agora e gostei bastante. É muito mais fácil você fazer uma receita depois de entender as mais diversas transformações que acontecem durante todo o processo de cozimento.

O livro também conta com algumas receitas bem criativas e práticas. Por regras malucas de leitura que eu mesma me imponho, vou deixar o 2 para ser lido mais para frente. Mas eu super recomendo. Ajuda muito na cozinha e nos faz refletir sobre certas operações que são sempre tão automáticas.

2 comentários sobre “Entendendo a sua cozinha

  1. Parece ser bacana. Eu adoro fazer perguntas também rs….Outro livro legal de comida que também vai agradar quem gosta de viagens é o “Memórias Gastronômicas” da PubliFolha. Ganhei de aniversário do meu chefe. O livro traz receitas típicas de vários países no formato de um diário de viagem.
    bjs

Deixe um comentário

