Pudim de Leite

Tenho um sério problema: toda vez que me dá vontade de comer algo, fico desesperada atrás daquilo até encontrar. Muitas vezes, essa busca gera uma série de frustrações.

A última jornada em busca da satisfação da minha felicidade atendia pelo nome de pudim de leite. Foram várias tentativas em padarias e restaurantes, mas nada que me deixasse feliz. Comi um bando de pudim pesado, que não tinha o gosto que eu precisava e imaginava.

Enfim, resolvi vencer o medo e fiz meu primeiro pudim no almoço de Dia das Mães. Tem sobremesa que combina mais com mãe do que pudim de leite? Um está para o outro assim como bolinho de chuva lembra casa da vó.

Tive medo, muito medo, mas acho que até que deu certo. E não é difícil de fazer. Para a massa, você deve bater no liquidificador três ovos, 1 lata de leite condensado e 2 medidas (usar a própria lata do leite condensado) de leite.

Antes disso, você deve derreter uma xícara de chá de acúcar em fogo brando até ficar dourado. Nesse ponto, você acrescenta 1 xícara de água quente e mexe com uma colher até dissolver os torrões que se formam na calda. Eu coloquei umas duas colheres de café de essência de baunilha também. Só porque me deu vontade.

Forre com essa calda uma forma com furo central de mais ou menos 18 cm, despeje a massa bem devagar e leve ao forno médio (180º) em banho maria.

A receita que eu peguei do Aplicativo para Iphone da Nestlé, dizia que o tempo no forno seria de 1 hora e meia. Porém, meu forno demorou o dobro disso – imagine a ansiedade da pessoa, surtada em frente ao forno. Para saber se está no ponto, você deve colocar uma faca na massa e ela tem que sair limpa. Depois que a forma estiver fria, leve para a geladeira por umas 5 horas.

Eu quase acertei por completo. A calda se misturou um pouco com a massa e a cor do meu pudim não ficou como os tradicionais. Também não fiquei tão contente com a aparência no topo. Mas o gosto estava perfeito, assim como a consistência. Enfim, fiz uma família de lombrigas felizes!

4 comentários sobre “Pudim de Leite

  1. O meu pudim de leite, também faz sucesso. Eu faço a calda já na forma, não coloco agua
    com o açucar derretido vou viranda a forma por toda lateral, fica duro mesmo. Aí coloco a massa, fecho com aluminio e coloco na forma de banho maria com a agua já quente. Forno por 40 minutos. Deixo esfriar no forno. Fica lindo. Bjs. Estou com saudades

Deixe um comentário

