Cupcake de Tiramisú

Voltei aos cupcakes recentemente. Tenho milhares de receitas para testar de um livro super bacana chamado O Mundo dos Cupcakes, da Carole Crema. Estava namorando há um tempo as opções e só esperando uma ocasião para escolher alguma.

Como a situação não chegava, resolvi criar. Fui visitar meu irmão e minha cunhada e tive a ideia de dar cupcakes de presente para eles, que estão se mostrando bravos lutadores com um começo de ano cheio de mudanças.

Aí, pintou a dúvida: qual escolher? Bom, fui pela facilidade, confesso. Mas acabei caindo numa receita divina e que arrancou vários sorrisos, inclusive o meu. Super criativo, o cupcake recebe o nome de tiramisú, porque a combinação dos ingredientes lembra essa tradicional receita.

A massa é uma das mais sensacionais que eu já provei e ela funciona para você fazer em formato de bolo grande também porque eu já testei e ficou bem bacana.

Para a massa, você usa 200g de manteiga em temperatura ambiente; 1 e 1/4 xícara de açúcar; 3 ovos; 2 colheres (chá) de café instantâneo; 1 e 1/4 xícara de chocolate em pó peneirado; 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1 xícara de leite; 1 pitada de sal; e eu coloquei 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio, para a massa ficar bem fofinha e crescer um pouco mais.

Bata tudo na batedeira até a massa ficar bem homogênea. Coloque em forminhas (a minha receita deu cerca de 20 unidades grandes) e leve ao forno médio até que a massa esteja cozida – faça o teste do palito para comprovar. Ela fica bem escura, numa tonalidade super bonita.

Para a cobertura, você vai bater 200g de cream cheese na batedeira até ele ficar bem fofo. Enquanto isso, derreta 225g de chocolate branca (usei o Laka). Junte ao cream cheese e bata mais um pouco, acrescentando 4 colheres de licor de cacau. Eu não tinha licor de cacau em casa, então troquei por Baileys.

Aí, é só usar uma espátula para passar esse creme em cima dos cupcakes já mornos, quase frios. Por cima, jogue granulado ou chocolate ralado. Se quiser inventar, pode colocar uma moedinha de chocolate, imitando o tiramisú.

Para o bolinho ficar mais bonitinho, faça em uma forminha marron ou preta.

Deixe um comentário

