Harmonizando cervejas

Geralmente, quem dita o tom gastronômico aqui em casa é a Vanessa. E eu tirei a sorte grande de sempre poder pegar carona  nessa brincadeira.

Fato é que eu também tenho meu hobbie, o qual, inevitavelmente, acaba acompanhando o dela: cervejas.  E hoje, dia dos namorados, resolvemos unir forças na composição do prato: ela fica com o prato e eu harmonizo a cerveja. Aproveitando a deixa, ela me convidou a também dar uns pitacos por aqui. Então, lá vamos nós.

Talvez, seja mais natural à maioria das pessoas enxergar o  vinho como uma melhor opção de bebida para harmonizações, deixando a cerveja  para figurar como a bebida ideal para o velho e bom churrasco. Harmoniza-se bons pratos com um Cabernet ou, talvez, um Merlot, e o churrasco  pede simplesmente “cerveja”, dentro de uma abordagem conservadora e simplista que, pra mim, é um tanta quanto injusta.

Uma boa cerveja também pode oferecer excelentes combinações com ingredientes e receitas, além de trazer consigo certas características as quais o melhor dos vinhos não pode oferecer. O lúpulo, por exemplo, intimamente ligado ao amargor da cerveja, estimula o apetite e limpa aquele toque de gordura que permanece na boca. A carbonatação, característica natural da cerveja que lhe confere efervescência, limpa e ativa as papilas gustativas, acentuando assim os sabores do prato. Há também uma diversidade de sabores e aromas, como torrados e/ou caramelizados presentes em certos estilos, que vão muito além da aprisionada “cerveja” do churrasco de fim de semana. By the way, essa tal cai no poço escuro das Standard American Lagers, pecando por ausência de lúpulo e malte, além de trazerem consigo a abominável presença de cereais não-malteados (arroz, milho, ou mesmo a high maltose, um xarope concentrado do mesmo tipo de açúcar existente na maltose, por exemplo).  

Três boas formas de se harmonizar cerveja com pratos são: por corte, quando as propriedades da cerveja quebram a gordura do prato e limpam o paladar para o próximo pedaço; por semelhança, quando cerveja e prato possuem propriedades que se assemelham e, por consequência, se somam; e por contraste, quando as diferenças entre os dois acabam por se valorizarem. 

A chef do pedaço vai levar à mesa uma suculenta Torta do Pastor, que vocês devem ver aqui em breve. A minha parte foi de escolher uma cerveja que harmonizasse bem com esse prato, que tem na sua base batata e carne de cordeiro. Como regra geral, e simples, obedece-se a máxima de que cervejas leves acompanham comidas leves, enquanto que cervejas mais encorpadas acompanham pratos mais fortes. Partindo disso, o estilo escolhido para hoje foi o Belgian Dubbel.

As Dubbel são cervejas fortes, escuras, de alta carbonatação, com predominância no paladar de torrado e frutas, além de serem razoavelmente secas e amargas.  São chamadas Dubbel por levarem o dobro de malte do que uma cerveja comum.

Falamos do estilo, mas não falamos do rótulo. Talvez aqui vocês estejam pensando em algo totalmente inacessível para os padrões aceitáveis de consumo. Bom, pra desmistificar um pouco a questão, vou forçar a escolha por um rótulo nacional, a Wäls Dubbel, da cervejaria Wäls, de Belo Horizonte. Essa cerveja passa por duas fermentações, sendo a segunda na própria garrafa. A graduação dela é de 7,5% ABV e, no paladar, vão prevalecer um certo doce, malte, e amargor final. Na aparência, marrom escuro, leve turbidez, espuma média e duradoura. Uma obra-prima 100% nacional.

Saia dos rótulos e venha para os estilos !

Anúncios

4 comentários sobre “Harmonizando cervejas

  1. Pingback: Mousse de limão para adoçar o coração | Uma pitada em quase tudo

  2. Pingback: O forte sabor do cordeiro | Uma pitada em quase tudo

  3. Olá Sr. Fernando,

    Então resolveu contribuir com o passa tempo da patroa?
    Melhor ainda… já descobriu a Wälls. Olha eles tem outras várias
    boas opções. Tem que vir à BH para testá-las.
    Haaaa…. Se sua patroa deixar eu também darei uns pitacos por aqui…

    Abraços,
    Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s