O forte sabor do cordeiro

Desde que me apaixonei pela carne de cordeiro, ensaiava para o dia em que faria minha primeira receita com este ingrediente. E o dia chegou. Resolvi fazer um prato com cordeiro para comemorar o Dia dos Namorados e harmonizar com a cerveja que o Fernando escolheu e deu a dica aqui.

O prato escolhido foi a Torta do Pastor. Só de olhar você percebe de cara a origem britânica da receita, que eu peguei da minha pequena bíblia da culinária, o livro Cooking. O sabor é bem forte e super indico para um dia frio.

Vamos aos ingredientes: 750 g de cordeiro moído; 2 colheres de sopa de óleo de girassol; 1 cebola grande picada; 1 dente de alho amassado; 2 cenouras fatiadas; 90 ml de vinho tinto; 2 colheres de farinha de trigo; 250 ml de caldo ou molho de cordeiro; 1 colher de molho inglês; 2 colheres de salsa picada; 1 colher de alecrim amassado; e sal e pimenta-do-reino para temperar.

Frite a carne em uma frigideira de fogo médio até começar a dourar. Retire e reserve. Na mesma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e, quando ela estiver macia, junte a cenoura. Adicione a carne novamente e misture bem. Em seguida, coloque o vinho e deixe ele evaporar. Junte a farinha, mexendo bem. Coloque o caldo, o molho inglês, a salsa, o alecrim e tempere a gosto.

Enquanto você prepara a carne, pode ir fazendo o purê. Para ele, basta cozinhar 900g de batatas descascadas. No últimos 5 minutos de cozimento, junte 2 alhos porós fatiadinhos. Amasse as batatas com o alho poró e leve ao fogo brando. Acrescente 150 ml de leite e 60 g de manteiga e está pronto o seu purê.

Na parte debaixo de uma forma grande coloque a carne. Por cima, coloque a batata. Um pouco de farinha de rosca com queijo ralado e forno até dourar.

O sabor é bem forte e esquenta qualquer almoço de inverno. Um bom vinho (eu fui de Cabernet Sauvignon) combina perfeitamente e dá um belo toque.

 

4 comentários sobre “O forte sabor do cordeiro

  1. Adorei a receita Vanessa! Ontem fiz um ragú de cordeiro para acompanhar uma massa. Tomamos um tannat, vou fazer postagem essa semana. Também sou fã de cordeiro, mas poucas vezes me aventurei a fazer em casa… O Rodrigo está aqui do lado e já perguntou “quando é que tu vai fazer esta receita?”. Sentiu a pressão, né? Beijão, Ju

  2. Ei! Como eu não conhecia seu blog???? Acredita que cheguei aqui procurando sobre como fazer um shimeji no Google? ahahahahahah Jura que shimeji com polenta é bom? Se eu perder o namorado depois do jantar, a culpa será sua! rsrs Saudade! Bj

Deixe um comentário

