Bacalhau para o Natal

Natal está chegando. De novo e já. Parece que foi ontem que eu comemorei o último. Desde pequena, Natal para mim era sinônimo de rabanada, tender com frutas e a torta de bacalhau da minha mãe. Esse último é o item que eu mais anseio. Como boa portadora de genes lusitanos, sou uma apaixonada por bacalhau. E a torta da Dona Glória é simplesmente sensacional.

Desde que sai da casa dos meus pais, o tender virou minha responsabilidade. Porém, esse ano, estou pensando em fugir da rotina e tentar algo diferente para a ceia. E uma nova versão para a torta de batatas e bacalhau da minha mãe parece ser o escolhido.

Na quantidade que coloco aqui, a receita serve com fartura três pessoas. Por isso, para uma ceia, é só fazer o equivalente. Primeiro, vamos ao purê de mandioquinha (batata baroa para a carioca aqui):

  • 1kg de mandioquinha
  • 1 colher bem cheia de manteiga sem sal
  • 1 xícara de leite

Cozinhe a mandioquinha na panela de pressão por uns 30 minutos. O objetivo é quase derreter a moça. Quando estiver pronta, coloque a manteiga e o leite, amassando a mandiquinha até formar um purê. Unte uma forma pequena com azeite e despeje o purê em cima e reserve.

Para a cobertura você vai precisar de:

  • 1k de bacalhau em lascas
  • 1 pote de creme de ricota (eu prefiro o da Tirolez)
  • Alho
  • Cebola
  • Azeite
  • Salsinha

Ferva o bacalhau umas 3 vezes, para tirar o máximo de sal que você puder (assim, evita aquele processo chato de deixar o bacalhau de molho e ir trocando a água durante um dia inteiro). Depois, cubra uma panela média com um azeite (não economize), coloque 1/2 cebola picada, bastante alho e bacalhau. Refogue os três e, quando eles estiverem quase no ponto, acrescente o creme de ricota e salsinha. Eu não coloquei sal nem aqui, nem no purê porque o sal do bacalhau basta. 

Coloque essa parte em cima do purê, cubra com folhas de mussarela e orégano e leve ao forno para gratinar. Ainda não é a torta de bacalhau da minha mãe, mas o sucesso pode ser bem parecido.

Anúncios

Um comentário sobre “Bacalhau para o Natal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s