Minha paixão por Minas

Desde pequena, quando eu morava em Porto Trombetas, fui cercada pelos mineiros. Ao longo da vida, outras pessoas nascidas em Minas Gerais surgiram na minha linha do tempo para nunca mais sair. Seria até injusto citar alguns porque esqueceria dos outros. Fato que, se eu não fui alemã na outra vida, com certeza, já fui mineira.

Todas as vezes em que estive em Belo Horizonte, tive vontade de morar lá; Tirandentes é minha cidade de boneca dos meus sonhos; Viçosa é responsável por um dos melhores doces de leite do mundo; Juiz de Fora, apesar de eu não conhecer, me deu bons amigos; e por aí vai.

Minas Gerais também é responsável por um dos salgados que eu mais amo nessa vida: pão de queijo. Aquela bolinha me arranca um sorriso. Ainda mais se vier acompanhada de um café e boa conversa. E com uma das novas mineiras que virou amiga, Helena, eu aprendi a fazer essa delícia em casa.

A receita dela é de família e bem prática de fazer. Anote aí:

  • 3 copos de polvilho azedo
  • 3 copos de queijo (pegue um do tipo minas desses que são bem sequinhos e esfarelam)
  • 1 copo e 1/2 de leite
  • 1 colher de sal
  • 1 copo menos um dedo de óleo de milho
  • 4 ovos

Ferva o leite com o óleo. Jogue em cima do polvilho e deixe esfriar por uma meia hora ou mais antes de mexer. Quando estiver em uma temperatura boa para não queimar sua mão, misture os outros ingredientes até a massa ficar no ponto de fazer bolinhas. Se ficar muito mole, leve na geladeira por um tempo antes de fazer as bolinhas. Rende umas 80 ou 90 bolinhas. E você pode congelar se quiser.

 

2 comentários sobre “Minha paixão por Minas

  1. E não é que além da boa comida mineira e do café ralo e doce, Minas ainda tem… o mineiro. Boa gente, de fala mansa e coração grande. Obrigada pelo carinho sempre. Temos que aprimorar outras receitas de família como o Tutu da Tia Irani e o pé-de-moleque da Tia Fia. haha. Sempre dou uma espiadinha por aqui. Parabéns Van. Beijos,

  2. Pingback: Peixada mineira | Uma pitada em quase tudo

Deixe um comentário

