Escondidinho

Eu tenho uma especialidade: risoto. É o prato que eu mais gosto de fazer e também o que eu acho que faço melhor. Porém, depois de alguns elogios, tenho que colocar a modéstia completamente de lado e reconhecer que escondidinho de carne seca é também uma especialidade.

As últimas três vezes que eu fiz o prato (uma inclusive em uma festa para várias pessoas) comprovaram isso! Em cada uma delas, a apresentação foi de um jeito: em uma travessa; em potinhos para porções individuais; e em barquetes, como aperitivos.

A receita chega a ser ridícula de tão fácil:

  • 1,5 kg de carne seca desfiada
  • 500g de requeijão cremoso
  • 2 kg de aipim
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de manteiga
  • 400g de mussarela

Eu coloco a carne seca no fogo numa panela com água e deixo ferver. Assim que a água está fervendo, jogo fora e repito o processo mais umas duas vezes e depois deixo cozinhar na panela de pressão. Tiro a gordura e, em vez de ficar horas desfiando essa quantidade de carne, coloco os pedaços num mixer e faço um desfiado diferente. Misturo essa carne com o requeijão cremoso e reservo.

Também na panela de pressão, cozinho o aipim (mandioca, se você não é carioca como eu) até ele ficar bem molinho. Depois, coloco ele, o leite e a manteiga na batedeira e faço um purê.  Coloque uma pitadinha bem pequena de sal. Como a carne já é bem salgada, se você deixar esse purê salgado, pode estragar o prato.

O meu escondidinho não fica tão escondido. Coloco todo o purê de aipim embaixo, cubro com a carne e coloco o queijo em cima. Orégano para dar um gostinho e forno para gratinar. Para servir, você pode acrescentar arroz ou uma farofinha. Eu como puro mesmo


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s