Torta ganache de banana

Desde que engravidei, tenho me dedicado menos a cozinha. Agora, na reta final, pouco tenho ido até a minha parte predileta da casa porque ficar muito tempo em pé me deixa com os pés gigantescos.

Porém, esse final de ano me deixou inspirada e não aceitava o fato de que ia ficar somente com a tarefa de fazer um arroz e uma salada para o jantar de ano novo! Tinha um doce que estava povoando minha cabeça há algum tempo por conta de uma foto linda que saiu na revista Casa e Comida e resolvi testar. Fui correndo ao mercado em pleno dia 30 para conseguir fazer a tempo a torta ganache de banana que é uma das vedetes do cardápio de sobremesa do restaurante Trio, em São Paulo.

Vamos aos ingredientes:
400 g de biscoito de maisena moída;
150 g de manteiga derretida;
350 g de chocolate meio amargo;
250 ml de creme de leite fresco;
1/2 lata de doce de leite;
12 bananas;
2 colheres (sopa) de açúcar;
200 g de lascas de chocolate ao leite e chocolate branco, para decorar.

Faça primeiro a massa: triture o biscoito de maisena e junto com a manteiga (a receita original fala para usar 120g de manteiga, mas achei que a massa não ficou firme o suficiente). Espalhe essa misture em uma forma de fundo removível, cobrindo o fundo e as laterais. Ferva 50 ml do creme de leite (se não achar do fresco, nessa parte, use 3 colheres fartas do creme de leite normal, sem o soro) ao chocolate meio amargo. Mexa até derreter o chocolate e formar uma mistura homogênea. Eu levei ao microondas por uns 10 segundos a mais para ajudar a esquentar o chocolate.

Coloque a forma na geladeira e, umas 12 horas depois, parta para outra etapa, que é passar o doce de leite em cima do ganache. Depois disso, distribua as bananas picadas em rodelas finas pela torta. Eu usei somente 8 bananas prata porque achei que já estava bom. Mas se você quiser usar as 12, fique à vontade.

Se você achou o creme de leite fresco, bata os 200ml restantes com o açúcar até ficar no ponto de chantilly. Do contrário, use uma caixinha de 200 ml de creme de leite para chantilly para fazer a cobertura que vai em cima da banana (nesse caso, eu não usei o açúcar). E, por último, faça lascas os ou rale o chocolate ao leite e o branco para decorar sua torta. Depois, só levar à geladeira e esperar a hora de servir.

Esse prato fica imenso e serve bem umas 12 pessoas. E, por incrível que pareça, não ficou tão doce.

Feliz ano novo a todos!

20130101-112534.jpg

20130101-112546.jpg

Deixe um comentário

