O primeiro risoto a gente não esquece

O primeiro risoto a gente nunca esquece. O meu foi de queijo com azeitona verde. E esses dias o Fernando me pediu para aprender a cozinhar e escolheu o risoto para começar suas aulas.

Já ensinei aqui, mas não custa repetir uma receita básica (essa serve bem 3 pessoas):
– 1,5 copo de arroz arbóreo;
– 2 dentes de óleo;
– 1,5 l de caldo de legumes salgado e bem quente (você pode fazer o seu ou usar um tablete dissolvido na água fervendo);
– 200 ml de vinho branco;
– azeite.

Primeiro passo: refogar o alho com o arroz no azeite. Quando o arroz começar a ficar bem brilhante e um pouco transparente nas pontas, jogar o vinho e esperar ele evaporar. Depois, colocar o caldo de legumes aos poucos, até chegar no ponto. Você deve acrescentar uma concha por vez, sempre quando estiver secando o líquido. O risoto, ao contrário do arroz normal, não deve ficar molinho. Ele não chega a ficar duro, mas fica mais firme.

Dependendo do sabor, você escolhe a hora de colocar o restante dos ingredientes. Quando é algo mais suave, coloco no meio do processo para o sabor pegar mais. Se é algo mais forte, coloco no final. Se tiver queijo, adiciono um pouco de manteiga para não grudar tanto.

Para a estreia do Fernando com as panelas, escolhemos risoto de aspargos com camarão. Antes de começar o risoto, cortamos 5 aspargos grandes em 3 partes e refogamos em azeite. Em paralelo, refoguei com alho e azeite 450g de camarão rosa, no qual acrescentei um pouco de coentro também.

Deixei separado e juntei os dois em momentos diferentes: como deixei os aspargos al dente, coloquei um pouco depois da metade do cozimento do risoto, para que ele amolecesse um pouco. Já o camarão, acrescentei depois da última concha de caldo de legumes, para que ele não cozinhasse muito e perdesse a forma.

Esse risoto ainda teve assinatura dividida pelo casal. Mas ele já fez um outro sozinho, comigo somente ditando os passos. E logo estará comandando o fogão sem ajuda. O duro é que eu vou ter que lavar a louça.

20130121-100204.jpg

Anúncios

3 comentários sobre “O primeiro risoto a gente não esquece

  1. Pingback: Usando açafrão 1 | Uma pitada em quase tudo

  2. Pingback: Risoto de maçã verde e gorgonzola  | Uma pitada em quase tudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s