Docinhos de festa da Dona Glória

Minha relação com a comida com certeza começou com a minha mãe. Cozinheira destemida de mão cheia, ela sempre proveu a mesa de casa com pratos de encher a boca d’água de muito gourmet por aí. Ela é a própria definição de que uma boa comida é feita com amor.

Ela sempre provou isso. Frequentemente presenteia aos que ama com sua comida predileta. O meu bobó de camarão, o salpicão da Carol, o quiche e a farofa do Fernando, as rabanadas do Jaiminho e da Rapha, além dos muitos pratos que meu irmão gosta. Falar algo como “estava com uma vontade de…” perto dela é quase uma ordem.

Desde que a minha filha nasceu, ela tem renovado seu amor por mim, pelo Fernando e pela Clarice com pequenos agrados culinários. Sua maior preocupação quando estava me recuperando da cesárea, adivinhem só: o que você está comendo? E essa preocupação se estendia ao Fê, além de contribuir para que o meu leite ficasse forte para a neta com quem ela sempre sonhou.

E as receitas desse post foram feitas por ela. São dois docinhos de festa completamente diferentes dos tradicionais. Com certeza eles estarão presentes na festa de um ano da Clarice, assim como já marcaram presença nesses três primeiros meses: o doce de leite Ninho e brigadeiro de banana. O primeiro é tradição familiar; já o segundo é novidade!

Doce de leite Ninho – ingredientes
1 lata de leite Ninho
1 xícara de açúcar
1 vidro de leite de coco

Modo de fazer
Colocar o leite em pó e açúcar em uma tigela e ir despejando o leite de coco aos poucos para sentir o ponto. Quando der para enrolar uma bolinha, está pronto. Normalmente, não se usa um vidro inteiro de leite de coco. Simples assim. Nem precisa ir ao forno.

Brigadeiro de Banana – ingredientes
3 bananas prata
1 pote de Nutella de 350g
1 lata de leite condensado
2 colheres de manteiga

Modo de fazer
Cortar a banana em pedaços bem pequenos e levar ao forno junto com a manteiga. Quando a banana começar a querer grudar no fundo da panela, juntar o leite condensado e a Nutella e mexer até o mesmo ponto de um brigadeiro normal.

Minha mãe usa açúcar refinado para cobrir as bolinhas e funciona super bem. Só não garanto que fiquem tão bom quanto os dela porque vocês não vão ter a dose de amor da Dona Glória!

20130422-185241.jpg

Deixe um comentário

