Bolo formigueiro, pintinhas e 11 meses

Você já ouviu falar da quinta doença? Pois é, eu também não até esse último mês. Clarice teve isso que dizem que é uma prima da catapora, porém muito mais leve.

Num belo dia, ela acordou toda pintadinha. Levamos ao hospital e o diagnóstico foi enfático: catapora! Para tirar a dúvida, fomos ao pediatra no dia seguinte e ele nos apresentou à danada da quinta doença. Mesmo mais branda que a catapora, essa coisa me deixou com dó da pequena que tinha pintas vermelha pelo corpo inteiro e que parecia se incomodar de vez em quando.

Por isso, para comemorar os 11 meses (que também trouxeram dois dentinhos) e a descoberta de coisas novas que a Clarice me proporciona, resolvi ir no fundo do baú e fazer um bolo formigueiro. Comi muito dele quando era pequena.

Ingredientes
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 2 xícaras de açúcar
– 1 xícara de leite
– 4 ovos
– 1 xícara de óleo de milho
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 1 xícara de granulado de chocolate
– 1 xícara de coco ralado

No liquidificador, coloque os ovos e o óleo, de preferência, o de milho, que dá mais leveza para a massa. Em seguida, acrescenta o açúcar e o leite.
Numa tigela, misture farinha, o granulado e o coco ralado. Depois de misturar, coloca a parte líquida e bate um pouco mais.

O fermento vai por último porque não pode bater. A forma de 30 centímetros untada é polvilhada com açúcar e um pouco de farinha de trigo. Depois de colocar a massa na forma, deixe no forno a 180 ºC por 35 a 40 minutos. O bolo formigueiro fica alto e dourado por fora. Ao cortar, você já sente a maciez e vê os pintadinhos de chocolate.

20131222-133554.jpg

Anúncios

Um comentário sobre “Bolo formigueiro, pintinhas e 11 meses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s