Meu primeiro tiramissu

Lembro até hoje de um episódio de Gilmore Girls em que a Rory comemorava um mês de namoro com o Dean. No final do jantar, ela pedia um tiramissu que devorava com gosto. Nunca tinha comido esse doce. Em todos os restaurantes que eu ia e pensava em pedir, acabava trocando por alguma opção com chocolate (meu fraco, junto com o pudim de leite).

De repente, me veio uma vontade de louca de comer o diabo do doce. Pensava nele noite e dia. Para completar, minha prima me deu de Natal o Cozinha de Estar, da Rita Lobo, que traz uma receita do bolo acompanhada de uma descrição de dar água na boca.

Comecei então minha caça ao queijo mascarpone (a parte mais difícil da receita foi achar esse moço para comprar) e matei minha lombrigas. A receita é super simples!

Anote:
400g de queijo mascarpone
4 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
12 biscoitos champanhe com açúcar
60 ml de rum
1/2 xícara de chá de café bem forte
Chocolate em pó para polvilhar

Junte o café e rum para umedecer os biscoitos (só de um lado) e, com eles, forrar o fundo de uma travessa com a parte molhada para cima. Reserve.

Use as gemas dos ovos e faça uma gemada bem clara na batedeira com 4 colheres de açúcar. Acrescente o mascarpone e bata somente para misturar. Em seguida, bata as claras em neve com as 2 colheres restantes de açúcar. Misture cuidadosamente com o creme de mascarpone. Espalhe o creme sobre os biscoitos e leve à geladeira por cerca de quatro horas. Polvilhe o chocolate na hora de servir. Rende 6 porções.

20140712-124317-45797469.jpg

Deixe um comentário

