O último bolo de mês e o primeiro de ano

Há um ano atrás, decidi que iria comemorar todos os 12 primeiros meses da Clarice. E, para cada um deles, faria um bolo eu mesma. A ideia era unir os ingredientes com alguma lembrança daquele mês e me sentir realmente fazendo algo para ela, por ela. E com essa receita, chega ao fim o meu compromisso mensal. Mas resolvi que, além da festinha, farei eu um bolo para comemorar cada um dos aniversários e poder contar a história dos últimos 365 dias. 

2013 foi um ano intenso. Chegou com o nascimento da Clarice e veio com um turbilhão de mudanças. Eu, que sempre fui adaptada à rotina, estou aprendendo (sim, no gerúndio) a viver sem ela, porém, mantendo o mínimo de regra para não virar uma doida. Clarice tornou esse processo suave. A falta de rotina com ela foi sinônimo de felicidade, descobertas e uma conquista de segurança que nunca tive, bem como uma limpeza do que é importante ou não para a minha vida. Quem segue são aqueles que realmente estão afim de contribuir e somar. A faxina só começou.

Foi por isso que escolhi um bolo de abacaxi para esse último mês do primeiro ano. O abacaxi é ácido, mas se bem preparado, fica doce e deixa aquele frescor na boca. Assim foi o meu primeiro ano de mãe: fatores externos tentaram deixar minha vida ácida, mas minha bebê soube dar o tempero doce que eu precisava. 

Vamos à receita?

Ingredientes
. 4 ovos
. 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
. 1 xícara (chá) de suco de abacaxi concentrado
. ½ xícara (chá) de óleo
. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 2 latas de abacaxi em calda escorrido e cortado em cubos

No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, o suco de abacaxi e o óleo. Transfira a mistura para uma tigela, junte a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados. Acrescente metade do abacaxi em cubos e misture. Coloque em uma assadeira untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C durante 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar totalmente e desenforme. Antes de servir decore com o restante do abacaxi. Eu ainda salpiquei coco ralado para dar uma graça a mais.

 

20140122-193055.jpg

Um comentário sobre “O último bolo de mês e o primeiro de ano

Deixe um comentário

