Rachel Khoo e suas batatas deliciosas

Quando estava de licença maternidade, conheci uma cozinheira sensacional que tinha um programa igualmente charmoso. O seu nome, Rachel Khoo. Ela apresentava o Pequena Cozinha em Paris, no GNT (infelizmente, eles não passam mais esse, nem a Nigella). O programa mostrava Rachel (uma londrina, de origem oriental e que mora em Paris) realizando milagres num espaço que faz minha cozinha parecer um resort.

Seu livro chegou ao Brasil nesse ano. A Pequena Cozinha em Paris (mesmo título do programa) traz as receitas  e fotos lindas, inclusive inspirações para looks, já que Rachel tem um bom gosto e um senso estético sensacional na minha opinião. A ideia é apresentar receitas clássicas da culinária francesa em uma abordagem simples.

Minha primeira receita a ser testada foi Nids de tartiflette (ninhos de queijo com batata). Você precisa de:

– 1 colher de sopa de manteiga amolecida

– 500g de batatas cerosas (como a monalisa)

– 1 cebola bem picadinha

– 1 dente de alho bem picado

– 1 folha de louro

– 200 g de bacon defumado em cubos

– 100 ml de vinho branco seco

– 250g de queijo reblochon em cubinhos (como esse é um queijo complicado de achar se você não mora nos alpes franceses, ela diz que você pode substituir por um queijo tipo brie)

Corte as batatas descascadas no estilo julienne. Numa frigideira, coloque  a manteiga e doure o algo, a cebola, o bacon e louro. Acrescente o vinho e deixei o líquido do molho reduzir até chegar a uma quantidade equivalente a duas colheres de sopa. Coloque as batatas, misture e desligue o fogo. Logo após, é hora de colocar o queijo. Distribua essa mistura em formas de muffin (se for usar a de metal, unte o seu fundo). Leve ao forno preaquecido por cerca de 15 a 20 minutos ou até que esteja dourado e borbulhando. Dica: na hora de desenformar, espere esfriar um pouco pois fica mais bonitinho. A espertina aqui estava com fome e ansiedade, aí, meus ninhos ficaram um pouco disformes.

Eu servi com salada. Esse é um prato que funciona muito bem como entrada e acompanhado de uma bela taça de vinho.

2014-09-13 14.32.31 2014-09-13 14.36.14

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s