Pão de malte

Tenho um desejo novo: aprender a fazer pão! Daqueles que a gente faz até o fermento em casa. Não existe nada melhor do que o cheiro de pão assando se espalhando pela casa. E deve ser terapêutico sovar uma massa.

Porém, sei que a coisa não é lá tão simples e, por isso, não animei ou deixei a preguiça e o medo de errar se sobreporem ao meu desejo. Então, tenho recorrido à minha boa e velha máquina de pão. 

Um talento recente desenvolvido pelo Fernando, me fez inventar uma receita. Muito contra a minha vontade, ele está produzindo cerveja em casa há quase um ano. E, em algumas das brassagens, eu aproveitei o malte que sobra para fazer um pão – daria para fazer mais, mas eu iria viver de pão por dias a fio.

A última vez que usei o malte rendeu o melhor pão até agora. Não sei se pelo tipo de malte (ele produziu uma cerveja do tipo stout), não sei se pela sorte. O que eu tenho feito sempre é adaptar uma receita de pão integral que veio junto com o manual da máquina.

Os ingredientes foram:

  • 1 e 1/2 copo de farinha de trigo tradicional
  • 1 e 1/2 copo de farinha de trigo integral
  • 2 copos de malte
  • 1 copo de leite de soja 
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de café de sal
  • 2 colheres de açúcar mascavo
  • 2 colheres de semente de linhaça 
  • 2 colheres de aveia em floco
  • 1 colher de castanha granulada
  • Um punhado de gergelim

A minha máquina (a marca é Cadence) tem uma função para pão integral. Usei essa é graduei a cor do pão para médio. 

Só separar a manteiga para acompanhar!
  

2 comentários sobre “Pão de malte

  1. Oi Vanessa, já tentei de tudo para conseguir fermento em casa e fazer meu Sourdough aqui como fazia na Terra da Rainha. Tudo que consegui foi fermento contaminado. Fazer pão nos trópicos, sem farinha com muito glúten e um bom forno elétrico para controlar temperatura e umidade, é um desafio! Tenho malte em casa… vou testar sua receita em minha m’quina. Aguarde!
    Bjs de BH.

Deixe um comentário

