Bolinho de chuva para airfryer

Primeiro, preciso começar esse post dizendo que a airfryer deixa os alimentos como se tivessem chafurdados em óleo. Mas bolinho de chuva ainda não rolou. 

Não comia bolinho de chuva desde que minha avó parou de cozinhar por conta do avanço do Alzheimer. Ele morreu há uns quatro anos, ficou doente por mais ou menos o mesmo tanto, então faça as contas. Tenho pavor de uma panela cheia de óleo na cozinha e esse quitute me fazia lembrar minha avó de uma maneira dolorida.

Achei um blog maravilhoso cheio de receitas para usar na fritadeira a ar. O nome dele é Fritadeira sem Óleo e tem um monte de receita bacana. Foi dele que tirei essa receita de bolinho de chuva para matar um pouco da saudade da minha Dona Diva, sossegar o coração e as lombrigas.

A receita leva:

  • 1 xícara de leite com um ovo dentro
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de margarina derretida
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento químico

Misture todos os ingredientes em uma tigela até ficar bem homogêneo. Se sua fritadeira tem o fundo furadinho como a minha, forre com papel manteiga  para os bolinhos não grudarem no aramado. Deixe a fritadeira aquecendo a 200 graus por cinco minutos. Depois, faça bolinhas pequenas e leve-as para fritar na temperatura de 200 graus por cerca de 7, 8 minutos. Lembre-se que a bolinha cresce um pouco, então deixe o espaço de um dedo entre cada um dos bolinhos.

Depois, passe as bolinhas numa mistura de 1/2 xícara de açúcar e 1 colher de canela. Como não existe a gordura do óleo, pode ser que o açúcar não grude no bolinho. Você pode salpicar por cima só para fazer uma graça ou deixar potinhos com a mistura para as pessoas passarem seu bolinho.

Resultado: é uma ótima pedida para um chá da tarde, mas esse é um caso em que o óleo faz muita falta!

  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s