Para o lanchinho das crianças

Como já disse aqui inúmeras vezes, sou mãe de uma menina linda de dois anos. Na escola dela, toda sexta-feira é dia de lanche coletivo. Cada semana, um aluno diferente leva o lanche para a sala inteira. A ideia é sempre incluir a criança no preparo, fazendo ela pensar em todos, estimulando o sentido de coletividade e também o interesse pelo preparo dos alimentos.

Acho que isso super funciona. Esse lance de levar a criança para a cozinha é até comentado no livro Crianças francesas não fazem manha, de Karen Le Billon, como um dos caminhos que os franceses usam para que suas crianças se alimentem bem.

Eu já acertei o bolo que a turminha da Clarice gosta: o de fubá, que até dei receita aqui. Mas o salgado ainda não foi um sucesso completo. Essa receita aqui funciona muito bem com a minha pequena e alguns amigos. Para quem precisa de ideias para um lanche com pequenos, anote aí:

  • 2 peitos de frango cozidos e desfiados
  • 1 cenoura ralada
  • 1/2 cebola picada em cubinhos bem pequenos
  • 250g de maionese
  • 2 colheres de salsinha
  • 2 pacotes de pão de forma sem casca

Eu cozinhei o peito de frango na panela de pressão. Antes de levar na panela, temperei ele com sal e pimenta-do-reino preta. Acrescentei um pouco de alecrim, uma xícara de água e também coloquei um dente de alho inteiro para dar sabor. Quando o cozimento terminar, leve o frango e o alho para a batedeira e, com um batedor estilo raquete, desfiei. Junte a cebola crua mesmo, a cenoura (também crua, para dar um croc-croc no sanduíche), salsinha e maionese, misture e acerte o tempero se precisar (como é para criança, não gosto de exagerar em sal). Depois, é só espalhar esse patê em cima dos pães. Se quiser deixar mais saudável, pode trocar a maionese por creme de ricota e usar pão integral.

Anúncios

Um comentário sobre “Para o lanchinho das crianças

  1. Showww Vanessa!
    …Ai que fome!
    Além do lanche, achei ótima essa escola com passos firmados na teoria sociointeracionista de Vygotsky. Diante este relato também é visível as contribuições da Neurociência no fazer pedagógico da escola e da mãe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s